quinta-feira, 3 de março de 2011

Extraneus e Histórias Fantásticas

2010 está sendo um ano agitado para a Literatura Especulativa verde e amarela – talvez a mais subterrânea das nossas literaturas. Dia 20 de Novembro chegam duas séries produzidas pelo selo Estronho, as Coleções Extraneus e Histórias Fantásticas, organizados por M. D. Amado e Georgette Silen, respectivamente.




 COLEÇÃO EXTRANEUS



Volume 1 - Medieval Sci-FI 
“Sua proposta é unir contos em que os elementos medievais se misturem com os da ficção científica. Os autores tiveram total liberdade de criação, podendo fazer as misturas que quisessem entre esses dois temas. Foram utilizados como elementos: cavaleiros, dragões, viagens espaciais, viagens no tempo, alienígenas e outros.”
Prefácio de Richard Diegues.
Autores Convidados: Ana Cristina Rodrigues, Gianpaolo Celli, Leandro Reis, Leonardo Pezzella, Renato A. Azevedo, Rober Pinheiro, e Simone O. Marques.
Autores Selecionados: Cirilo S. Lemos, Cláudia Zippin Ferri, Davi M. Gonzales, Gadiego Silvestrini, Larissa Caruso, Rebis Kramris e Rudá Almeida.

  • Antologia de contos
  • 134 páginas
  • ISBN: 978-85-63586-08-7
Previsão de lançamento: 20 novembro de 2010
Dos três volumes planejados (Quase Inocentes Em Nome de Deus), participo do primeiro, Medieval Sci-Fi, com o conto Dez Lampejos do Muçulmano de Ferro. A mistura de FC com Idade Média atraiu minha atenção imediatamente, tanto pelo seu potencial de produzir coisas realmente doidas quanto pela dificuldade de extrair dela alguma coisa aproveitável. Desafio é uma coisa legal, certo? A primeira coisa que me veio à cabeça foi um filme que vi no SBT muuuuuito tempo atrás, sobre uma invasão alienígena em plena Europa Feudal. Nunca descobri nem o nome da pérola nem alguém que já a tenha visto, de modo que não posso dar certeza se não é fruto da minha imaginação.
A segunda coisa que me ocorreu foi: Peraí. O que exatamente se quer dizer com Medieval? O período histórico que vai até a tomada de Constantinopla? A Fantasia Heróica estilo Dungeons&Dragons, comumente chamada Fantasia Medieval? Confesso que torci pela primeira opção. E era ela, de fato, mas nada impedia que elementos fantásticos dessem o ar de sua mágica.
Comecei a trabalhar na idéia de uma Peste Negra que de alguma forma fosse uma arma biológica oriunda de uma fonte extra-medieval. Quebrei a cabeça por um bom tempo, na frente da folha em branco. Legal, como ia falar disso em 10.000 caracteres? E que tipo de história seria? Resolvi mais ou menos que seria do tipo agente secreto, com a verdadeira razão da viagem dos Polo para a corte de Kublai Khan, uma ameaça militar ao Ocidente etc. Mas seria necessário um grande malabarismo com datas. Além disso, não confio quando a ideia me ocorre muito rápido: se ela vem pra mim, vai pra outros também, que Musas Inspiradoras são vadias.
Resumindo a ópera: meu conto é uma mistura de Tony Stark com H. Ridder Haggard e Lovecraft, despretensioso e que foi bem divertido de escrever. É sobre um árabe que descobre uma estranha estátua, que pode expulsar os cruzados da Terra Santa bem antes do esperado. Muito poder militar nas mãos de Saladino, para desespero das potências européias. É uma pequena piadinha também com a querela atômica do Irã. Para contar a história, usei a estrutura que Bruce Sterling usou no conto 20 Evocações (que saiu na Terra Incognita) e que Rubem Fonseca usou em 74 Degraus. Consiste em pequenas divisões que sugerem ao leitor uma história bem maior do que é mostrada.

HISTÓRIAS FANTÁSTICAS
“O Fantástico está presente em todas as culturas e mitologias que cercam o ser humano, desde os primórdios. Crendices, lendas, tudo faz parte do processo de crescimento do homem, e de seu povo. É intrínseco, inegável e indissolúvel na formação de uma sociedade
Nada mais natural, portanto, que a Literatura Fantástica faça proveito dela, do imaginário popular, das lendas e superstições que nos acordam a noite, que nos transportam a outro lugar. Olhos brilham na escuridão, fadas voam com brilhos fosforescentes, curupiras assoviam, enquanto fantasmas povoam os quatro cantos, causando medo e tremor. Vampiros e bruxas, lobisomens e monstros, criaturas do imaginário coletivo serão os protagonistas de uma nova aventura. E estarão ao redor do leitor, que não terá como desviar o olhar.
Histórias Fantásticas é fruto da parceria entre a organizadora Georgette Silen. Irá contar com 21 contos selecionados no primeiro volume, que retratem toda a magia, a beleza, o fascínio e a diversidade do universo da Literatura Fantástica Brasileira. Os autores dessa série estão convidados a explorar todos os tipos possíveis de criaturas fantásticas, com temática livre dentro do gênero Fantástico, dando vida às letras do imaginário, transportando o leitor a universos e variadas dimensões.”

Também neste participo do Volume 1. Meu conto, Raparigas em Flor, é sobre as arapucas que os amigos volta e meia nos metem. O título é uma referência ao Proust.

Ambos os livros serão lançados na Jedicon, (dia 20 de Novembro, mas acho que eu já disse isso, né?). Como o de praxe nos eventos fora do Rio de Janeiro, é difícil que eu apareça por lá. Fisicamente, pois em espírito estarei lá. Se você for médium ou um Caça-Fantasmas, a gente se esbarra.

Nenhum comentário: